sexta-feira, 30 de maio de 2014

Recursos renováveis e recursos não-renováveis

Recursos renováveis e recursos não-renováveis

 Um recurso não renovável é um recurso natural que não pode ser regenerado ou reutilizado a uma escala que possa sustentar a sua taxa de consumo.








Um recurso renovável é um recurso natural que pode ser recolocado na natureza ou se regenerar através de processos naturais a uma taxa equivalente ou maior que o consumo humano.



Recursos Hídricos

Recursos Hídricos

Consumo da água em Portugal


A água, umas vezes extraída directamente a partir de rios, lagos, outras vezes captada a partir de lençóis subterrâneos (aquíferos), é utilizada em múltiplas actividades humanas. Contudo, o seu consumo aumentou extraordinariamente a partir do séc. XX, quer devido ao rápido crescimento da população mundial que ser verificou desde essa altura, quer devido ao progresso tecnológico ocorrido a partir de então. Com isto o homem passou a consumir actualmente 45 vezes mais água do que há 300 anos atrás, isto deve-se porque a água doce do planeta é utilizada, com grande desperdício, no:

→ Consumo doméstico
→ Agricultura
→ Actividades industriais

 A maior parte da água é gasta na agricultura (70%), seguida da indústria (22%) e no consumo doméstico (8%). No entanto, nas últimas décadas, o consumo de água nas zonas urbanas tem aumentado sendo o dever de cada cidadão poupar água.




Como poupar água:


*Nunca deixar torneiras ligadas, se não estiver a fazer uso delas.
*Tomar duche, em vez de banho de imersão
*Manter a torneira fechada, enquanto lava os dentes
*Reduzir o depósito do autoclismo, colocando uma garrafa cheia no seu interior
*Aproveitar a água do chuveiro, enquanto se espera que esta aqueça
*Lavar o carro com balde e esponja, em vez de usar a mangueira

sexta-feira, 16 de maio de 2014

Recursos biológicos

 Os recursos biológicos são a matéria e energia que o ser humano pode obter dos seres vivos, tais como matérias-primas para o vestuário, calçado, mobiliário e alimentos. Incluem os recursos agropecuários, os recursos florestais e os recursos marinhos.

 As principais formas de obtenção deste recurso são: a agriculturapecuáriacaça,pescapiscicultura, e a exploração florestal, estes são indispensáveis à nossa sobrevivência.

 O homem utiliza os recursos biológicos para:

Alimentação – vegetais, cogumelos, algas, mel, carne, ovos, peixe…
Vestuário/calçado – lã, algodão, linho, pele…
Mobiliário – através da madeira
Matérias-primas – como por exemplo a colam, papel, borracha
Medicamentos – penicilina, insulina



 

Recursos Energéticos

 Recursos energéticos são todos aqueles recursos que direta ou indiretamente originam ou acumulam energia.
 Como Recursos energéticos, actualmente e ao nível dos países industrializados, utilizam-se como principal fonte de energia os combustíveis fósseis, os quais têm reservas limitadas e a sua utilização tem causado graves consequências para o ambiente, como o efeito estufa, destruição da camada de ozónio e chuvas ácidas. Agora também existe a obtenção de energia a partir do vento, das ondas do mar, do Sol etc. A mais utilizada no Brasil, é a hidráulica, onde a energia é gerada por uma hidroelétrica através da força da água.
 Os recursos energéticos podem também ser classificados em renováveis e não renováveis.
 O sol, o vento, as ondas do mar, a água dos rios, as marés, a biomassa e o calor da Terra são fontes de energia renováveis.
 Os combustíveis fósseis (petróleo, carvão, gás natural) e a energia nuclear (urânio) são recursos enegéticos não renováveis.
    



















Recursos minerais

 Os recursos minerais são concentrações de minério cujas características fazem com que sua extração possa ser técnica e economicamente viável. Dividem-se em metálicos (ferrocobreestanho e outros) e não-metálicos, como quartzocalcáriomármore e outros.
 Portugal encontra-se entre os maiores produtores mundiais de minérios metálicos (estanho e cobre) e de rochas ornamentais.

A mina de Neves-Corvo (Castro Verde) possui jazigos raros no mundo, com milhões de toneladas de minérios (milhares de toneladas por ano) com cobre (Cu) e estanho (Sn), cujas percentagens são as mais elevadas do mundo. Esta mina é a mais importante da Europa. Também possui minérios com zinco (Zn) e prata (Ag), que poderão ser explorados no futuro.


 Algumas minas fecham, apesar de terem grandes reservas de recursos minerais, devido à concorrência de países como a China e Rússia, à baixa de preço do metal no mercado e à diminuição da procura mundial. No entanto, poderão voltar a funcionar se estas condições se alterarem.
Os conhecimentos geológicos são importantes para descobrir novos jazigos, principalmente de ouro, lítio e urânio.

sexta-feira, 9 de maio de 2014

Recursos Naturais

 Recursos naturais são elementos da natureza que são úteis ao Homem no processo de desenvolvimento da civilização, sobrevivência e conforto da sociedade em geral. Podem ser renováveis, como a energia do Sol e do vento. Já a água, o solo e as árvores que são considerados limitados, são chamados de potencialmente renováveis. E ainda não renováveis, como o petróleo e minérios em geral.

 Recursos hídricos são as águas superficiais ou subterrâneas disponíveis para qualquer tipo de uso de região ou bacia.
Os recursos hídricos podem ser vistos de varias formas, temos que sempre observar se há uma relação com a agropecuária.
As terras subterrâneas são os principais reservatórios de água doce disponíveis para os seres humanos (aproximadamente 60% da população mundial tem como principal fonte de água os lençóis freáticos ou subterrâneos).
À partida, sendo a água um recurso renovável estaria sempre disponível para o homem utilizar. No entanto, como o consumo tem excedido a renovação da mesma, atualmente verifica-se um stress hídrico, ou seja, falta de água doce principalmente junto aos grandes centros urbanos e também a diminuição da qualidade da água, sobretudo devido à poluição hídrica por esgotos domésticos e industriais.