Os recursos minerais são concentrações de minério cujas características fazem com que sua extração possa ser técnica e economicamente viável. Dividem-se em metálicos (ferro, cobre, estanho e outros) e não-metálicos, como quartzo, calcário, mármore e outros.
Portugal encontra-se entre os maiores produtores mundiais de minérios metálicos (estanho e cobre) e de rochas ornamentais.
A mina de Neves-Corvo (Castro Verde) possui jazigos raros no mundo, com milhões de toneladas de minérios (milhares de toneladas por ano) com cobre (Cu) e estanho (Sn), cujas percentagens são as mais elevadas do mundo. Esta mina é a mais importante da Europa. Também possui minérios com zinco (Zn) e prata (Ag), que poderão ser explorados no futuro.
Algumas minas fecham, apesar de terem grandes reservas de recursos minerais, devido à concorrência de países como a China e Rússia, à baixa de preço do metal no mercado e à diminuição da procura mundial. No entanto, poderão voltar a funcionar se estas condições se alterarem.
Os conhecimentos geológicos são importantes para descobrir novos jazigos, principalmente de ouro, lítio e urânio.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminar